Chef’s Academy – RTP1

Categories: Notícias

noticia_chefs_academy_titleNum formato totalmente português e apresentado por Catarina Furtado, o Chef’s Academy no canal RTP1, é um programa de televisão que dá formação na área da cozinha para ajudar os concorrentes/alunos a encontrar novas oportunidades de trabalho e de vida. Ao longo de 12 semanas, 12 alunos entram na maior escola de cozinha do país, onde terão a oportunidade de frequentar um curso completo de culinária dado pelos melhores profissionais da área.

Esta academia conta com o Chefe Cordeiro como seu Diretor. A sua presença impõe sempre respeito, como a de qualquer diretor de uma escola. É principalmente a ele que os alunos querem agradar. Ao entrar na sala de aula gerará silêncio e deixará os nervos dos alunos à flor da pele. Só intervém com opiniões e sugestões muito raramente, deixando as suas palavras sábias para os momentos de avaliação, criando um distanciamento positivo com os alunos. Nas provas mais complicados e desgastantes poderá dar uma palavra de incentivo.Com um corpo docente de excelência, o Chef’s Academy conta com o Chefe António Alexandre, a Chefe Marlene, o Chefe Henrique Sá Pessoa e o Chefe Kiko.

Esta é a última semana em que se encontram os 12 alunos em competição. Chegámos ao fim do curso e em breve serão as provas finais. Mas antes disso, os alunos vão ter oportunidade de ter uma aula de frutas exóticas. O professor António e a convidada Ivone (da Escola de Perecíveis do Continente) vão ensinar os alunos a identificar e a trabalhar com frutas exóticas, mostrando as suas características, sabor e aplicação em pratos. Depois desta aula o Diretor Cordeiro regressa à sala de aula e convida os alunos para uma última visita de estudo. Alunos visitam zona vinícola e recebem formação em vinhos. De regresso à escola, todos os professores comunicam que vão ser os 12 postos a uma grande prova que lhes permitirá passar à semifinal. Só os 5 melhores, no topo da tabela de pontos, passarão a essa semifinal. Cada aluno terá de confecionar um prato à sua escolha em que use uma das frutas exóticas e que acompanhe um dos vinhos que conheceram na visita de estudo. No final, todos os pratos serão avaliados e as pontuações atribuídas. Os 5 melhores passam à última semana na escola, mas não só. Um sexto elemento à escolha dos chefes receberá pontos-extra e conseguirá um lugar na emocionante semifinal.

Na semifinal os 5 alunos selecionados e o sexto elemento à escolha dos Chefes voltam à mesma pontuação e serão realizadas provas para apurar os 2 finalistas que disputarão a grande final.